quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Saúde em tempos de pandemias

 


Saúde!

Sem dúvida, um voto simpático: “Saúde!”. Este voto tem sido especialmente frequente nestes tempos de pandemia do coronavírus. Não me entenda mal: eu também desejo saúde aos outros. No entanto, esse desejo me parece quase uma ordem: faça de tudo para permanecer saudável! Mas como fazer isso? Não existe proteção total contra um vírus ou bactérias; isso sem falar das muitas outras doenças que cobram ainda mais vítimas. Você está saudável? Essa expressão “Saúde!” me faz pensar. Será que ela é realmente adequada? Afinal, ter saúde presume já estar saudável.

VOCÊ ESTÁ SAUDÁVEL?

Quero dizer: plenamente saudável? Nenhum resfriado, nada de dor nas costas e nos joelhos, nenhuma necessidade de óculos... Não é verdade que todos temos algum pequeno fardo a carregar? E veja que nem estou falando de possíveis células cancerosas que até agora têm crescido no corpo sem serem notadas ou de vasos sanguíneos que podem estar se entupindo cada vez mais – embora até agora sem sintomas.

Meu desejo é que você esteja saudável – e que continue assim! No entanto, não estou pensando apenas no nosso corpo, que de qualquer modo algum dia vai perecer. Será que a sua alma também está saudável? Sua “vida interior” está bem? Você está satisfeito? Tudo em ordem com você mesmo e com aqueles com quem você convive? Suas necessidades de proximidade humana estão satisfeitas? E, principalmente: você vive um relacionamento autêntico com Deus, o seu Criador?

UMA DOENÇA MUITO COMUM

Muitas pessoas choram intimamente porque sua alma está ferida. Isto não é apenas uma avaliação pessoal – podemos ouvir isso dos mais diferentes lugares: nossa sociedade está enferma. A Bíblia descreve os nossos tempos de forma honesta e sem maquiagem. Ela descreve uma humanidade egoísta, gananciosa e arrogante. A Bíblia prevê que as pessoas não terão respeito nem compaixão, que se interessarão apenas por seu próprio bem-estar e que não se importarão com Deus (leia 2Timóteo 3.2-4). E de fato observamos que estamos infectados com o vírus do egoísmo. Esse vírus é como uma blindagem apertada que determina todos os nossos pensamentos e atos. Ele destrói os nossos momentos mais belos e estraga nossos anseios mais nobres. Ele nos torna descontentes conosco mesmos e nos decepciona com os outros.

A CURA POSSÍVEL

Como escapar dessa quarentena autoimposta e do nosso egoísmo? Precisamos de alguém que nos ame incondicionalmente. Alguém que prove o seu amor por meio de uma dedicação sem limites e que nos perdoe a culpa do nosso amor-próprio. Jesus Cristo tem em si esse amor do qual nós tanto necessitamos e que não temos. Ele morreu para levar a nossa culpa. Confie totalmente nesta mensagem: Jesus Cristo ama você, Jesus sacrificou a si mesmo por você e quer lhe dar uma nova vida! Você pode dizer a ele por que você precisa desse amor. Portanto, caso você esteja doente, desejo-lhe de coração: “Sare!”

"Jesus tomou a palavra e disse: os sãos não precisam de médico, e sim os doentes." (Lucas 5.31)

Via https://www.chamada.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...