sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Como saí da vida loka e escapei da morte

 


Shara Pennekamp era viciada em drogas, desde os 16 anos. Agora, aos dezenove, ela trabalha como voluntária no combate ao vício, fazendo palestras em escolas, clubes e igrejas, contando como as drogas quase lhe arruinaram a vida. Neste depoimento ela diz por escrito o que costuma contar de viva voz aos jovens, nas conferências que faz.

"Eu só tenho 19 anos, mas dizem-me que pareço muito mais velha. As drogas quase me arruinaram a vida. Levaram-me à tentativa de suicídio, estragaram meus dois casamentos, arruinaram para sempre meu fígado, os rins e a vista. Ainda sou legalmente muito jovem para comprar bebidas alcoólicas, no Estado norte-americano onde nasci, mas, em certa ocasião, eu gastava 300 dólares por dia em drogas.

Só há três possibilidades para uma garota ganhar uma tal quantia: roubando, prostituindo-se ou "passando" drogas para outros infelizes viciados. Eu "passava" drogas. Isso aconteceu em Haight-Ashbu, um distrito de São Francisco, ponto de reunião de "hippies", onde me firmei, depois que fugi de casa, deixando com mamãe meu bebê, Richie, que nasceu não muito depois de eu haver completado 16 anos.

 

SEPARAÇÃO

Os entorpecentes fizeram-me sair de casa. Depois de me separar de meu primeiro marido, encontrei um "cara" que me levou a um local do Louisville chamado "The Chicken Coop". Era uma casa de três andares, onde dez jovens viviam em "comunidade" e fumavam marijuana. A marijuana nunca me interessou ou apeteceu, mas eu a fumava, porque era o que todos os outros faziam. Eu me entreguei à droga metedrina para valer.

A polícia deu uma batida no Chicken Coop e todo mundo, inclusive meu namorado, foi parar atrás das grades. Os rapazes foram acusados de contribuir para minha delinquência, pois eu era menor de idade. Fui levada à delegacia policial e interrogada. Contei tudo à polícia. Depois disso, um amigo do meu "amiguinho" veio me ver e disse-me: “Você é a única testemunha que os tiras da polícia podem conseguir. E se você não der o fora desta cidade imediatamente, vai jogar todos nós na prisão”. Disse-me também que um homem chamado Skip me levaria para fora da cidade. Voei então para Los Angeles com esse tal Skip.

Ele levou-me para uma casa, algo assim como o Chicken Coop, onde uma porção de jovens viviam juntos ali e tomavam entorpecentes de um tipo ou de outro. Até aquela ocasião, eu nunca espetara uma agulha em meu braço. Simplesmente não suportava ver ninguém se drogar daquele jeito. Mas Skip me iniciou na heroína. Ele me deixou dopada durante semanas, mantendo-me drogada por meio de injeções. Receava que eu saísse do torpor, fugisse de volta à minha cidade natal e fosse servir de testemunha para a polícia.

 

VÍCIO

Quando saí daquele estupor, juntei-me a um bando de rapazes que partia para São Francisco. Foi assim que cheguei àquela cidade, onde permaneci por mais de um ano. Mudei-me para um quarto com um viciado em heroína e suponho que eu tenha vivido com aproximadamente vinte homens diferentes, durante o período que passei ali. Eles pagavam o aluguel. Tudo o que me cabia custear era meu vício, que afinal chegou a custar-me de 200 a 300 dólares por dia.

Mas, naquele tempo, eu tinha um negócio muito bom, fazia muito dinheiro, era dona da “boca” na rua. Meu lucro, às vezes, subia a 300 ou 500 dólares, por dia. Eu recebia as drogas de um dos rapazes da casa. Esses entorpecentes passavam, então, de um traficante para outro e nunca se sabia o que se estava recebendo. Uma manhã, eu recebi uma “carga” muito ruim. Depois que tomei a droga fiquei paralisada e cheia de dores pelo corpo todo. De outra vez, caí com hepatite – pegada de uma agulha mal desinfectada, eu suponho. Nem sequer procurei um médico.

Nesse ínterim, o senhor Talbott, senhorio daquele antro, foi muito bom para mim e passei a gostar dele. Ele se interessou por mim e disse-me: “Eu simplesmente não suporto ver você se arruinar deste jeito”. Isso se deu, depois que eu larguei da heroína e voltei a fazer uso das anfetaminas, fazendo a “viagem” por via injetável, em lugar de tomar pílulas. Algumas vezes, devo ter ficado dopada durante uma semana, e provavelmente não comia nada durante aquele tempo. Perdi peso, meu cabelo ficou sem viço, tornou-se comprido, fino e ralo, e realmente eu tinha um péssimo aspecto. Na verdade parecia uma velha. O senhor Talbott finalmente convenceu-me a sair da Califórnia e voltar para casa.

 

MUDANÇA

Tornei a casar-me e mudei-me para Cincinnati. Mas, minha antiga vida de vício voltava a me perseguir. Eu estava grávida de sete meses, quando tomei conhecimento dos bebês horríveis e deformados de mães que haviam tomado LSD. Vocês podem imaginar como me senti – grávida e tendo feito muito uso de LSD. Isso foi a gota d’água. Descontrolei-me emocionalmente e fui parar num hospital, com colapso nervoso. Os médicos descobriram que eu tinha cirrose hepática – consequência ainda daquela hepatite mal tratada.

Um dia, ao deixar o hospital, passei a sofrer de alucinações que me levaram de volta ao passado, ao tempo em que eu fizera uso do LSD. Decidi suicidar-me. Estava certa de que iria morrer, de qualquer maneira. Ingeri dois vidros cheios de pílulas sedativas e soporíferas, mas quando comecei a me sentir tonta e enjoada, entrei em pânico e telefonei pedindo socorro. O esquadrão de “salvação” ou “salva-vidas” da polícia chegou às pressas à minha casa.

Salvaram-me. Mas, neste meio tempo, meus pulmões entraram em colapso. Ainda tenho uma cicatriz no pescoço da operação de emergência a que me submeteram. Apesar de tudo, meu bebê – um menino – nasceu sadio. Lance está agora com um ano. Seu irmão, Richie, tem 4. Eu dou graças por estar viva e com dois filhos bonitos – embora me esteja divorciando do segundo marido. Estou de volta a casa, em Sallesburg, morando com meus pais e as crianças.

Enquanto eu estava em Cincinnati, uma professora perguntou-me se eu faria uma preleção para sua classe sobre minha experiência com drogas. Concordei com a esperança de que o que eu experimentara com os entorpecentes servisse para afastar outros de tentar fazer uso deles. A esta altura, suponho que já haja relatado minha história cerca de umas cem vezes, em escolas, igrejas e clubes. Nunca mais voltarei a tomar drogas, agora que já me libertei do vício. Eu sei o mal que elas podem fazer – e sei como é horrível. Espero ter deixado isto bem claro para os milhares de pais e de filhos que leram este depoimento. Se minha história convencer os jovens a se manterem afastados das drogas, dar-me-ei por muito feliz.

 

Transcrito do Jornal O Globo, de 25/05/1971


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...