sábado, 12 de fevereiro de 2011

Vença a ansiedade, o stress, o medo e as preocupações

Você alguma vez já pensou: E se tal e tal coisa acontecer? Sentir-se inseguro e preocupado não é incomum. Bem lá no fundo de cada pessoa existe o medo de alguma coisa: uma crise econômica, um fracasso, o câncer, a perda de um ente querido, um casamento desfeito, a violência, um desastre ecológico, guerra...

Paralização
O medo paraliza e arruína a vida. Pode até custar-lhe a saúde.


Terror que Congela
Rabi, um jovem guru de Trinidad estava desfrutando uma caminhada calma em um lindo lugar, quando chegou à beira de um profundo abismo ali na selva. Ele conta:
Eu girava em meus dedos uma orquídea com a forma de um escorpião, admirando a sua textura pálida e delicada, e o seu colorido especial que parecia abrir-se como uma porta para um outro mundo. Espantado por um ruído sinistro de algo rastejante, virei-me rapidamente. Para meu horror, vi uma cobra enorme de corpo bastante espesso, vindo diretamente em minha direção, e seus olhos, como duas contas, fitando intensamente os meus. Senti-me hipnotizado e paralizado. Queria sair correndo desesperadamente, mas era incapaz de mover-me. Nem mesmo havia um lugar para onde fugir, com o precipício atrás de mim e a cobra à minha frente.
Agora já tão perto de mim que eu poderia tocá-la, a cobra ergueu a sua cabeça enorme por cima da grama e armou o bote. Naquele momento, inteiramente congelado de pavor, veio à minha lembrança a voz da minha mãe, como se estivesse ali presente, repetindo as palavras que há muito eu havia esquecido: "Rabi, se você alguma vez enfrentar um sério perigo e não há mais nada o que fazer, existe um outro Deus para quem você pode orar. O nome dele é Jesus." - "Jesus! Ajuda-me!" tentei gritar, mas o grito desesperado estava engasgado em minha garganta e pouco audível. Para o meu grande espanto, a cobra deixou cair a cabeça no chão, virou-se desajeitadamente e serpenteou em fuga rápida para dentro do mato.
(Rabi R. Maharaj, A Morte de um Guru, Edições Vida Nova)

Que Poder há em um Nome?
Há poder no nome de Jesus. Jesus, o Filho de Deus, é assim como diz o Seu nome: o Salvador e Auxiliador.
"E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos" (Atos 4.12).


Quebrando o Ciclo do Medo
O medo só pode dominar você, se Jesus for deixado fora da situação. Conte sempre com Jesus em qualquer circunstância em que você sentir-se ameaçado. Então a terrível sensação do inevitável desaparecerá. O ciclo do medo e opiniões preconcebidas que amarram você, serão quebrados.
Lembre-se que Jesus vem a nós como a Luz - para iluminar a escuridão. Lembre-se que Ele vem como o Príncipe da Paz para afastar o medo e dar-nos a paz. E se aquilo que temíamos vem a acontecer, Ele está aí presente para ajudar-nos e dar-nos força para suportar a situaçãno. Ele compreende o nosso medo e pode ajudar-nos como nenhum outro poderia fazê-lo.

Chegando às Raízes
Portanto, não reprima o seu medo, mas fale com Jesus sobre ele. Você já pensou porque nos preocupamos e sentimos medo? Freqüentemente são essas as causas:
Não acreditamos realmente que Deus é Amor
Queremos estar no controle das nossas vidas
Buscamos segurança nas pessoas e nas coisas
Duvidamos de sermos capazes de suportar a dor
Não sabemos como lidar com o sentimento de culpa
Focalize-se em Deus e em como Ele é. Pense de modo elevado do Seu cuidado amoroso e você o experimentará.
Entregue sua vida a Deus e tudo que está relacionado a você: pessoas e coisas. Afinal, eles não podem dar-lhe verdadeira segurança. Somente Deus pode fazê-lo.
Lembre-se de que você não está à mercê do destino: Deus está no controle.
Lembre-se que você jamais será testado além das suas forças (1 Coríntios 10.13). Ou Ele lhe mostrará uma saída para seus problemas ou lhe dará forças para suportá-los.
O mais importante de tudo, é você não deixar que nada (rebeldia, desconfiança, falta de perdoar os outros - qualquer coisa) se interponha entre você e Deus. Acerte seu relacionamento com Deus. Endireite seu relacionamento com outras pessoas. Se você estiver lutando com um sentimento de culpa, conte a Jesus as coisas más e erradas que você fez. Peça-Lhe para perdoá-lo e para ajudá-lo a modificar-se.
Então Deus poderá estar ao seu lado, e você conhecerá a paz de Deus que ultrapassa todo entendimento.
"Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas?... Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou pobreza, ou perigo, ou espada?... Não há nada em toda a criação que seja capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor" (cf. Romanos 8.31-39 NVI).

Adaptado de Hidden in His Hands e O Tesouro Escondido no Sofrimento, de M. Basilea Schlink


Fonte: http://canaan.org.br/textos_explorando.htm

2 comentários:

  1. Bom dia conhecemo teu blog hoje através do artigo na união dos blogueiros vim te visitar e gostei do teu trabalho. Meus paragens pelo blog ej a estou fazendo parte. Um belo dia e fica na paz do nosso Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita e pelo apoio meu irmão. Estamos juntos por Cristo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...