quarta-feira, 26 de outubro de 2011

GRANDES CAPÍTULOS DA BÍBLIA



(clique na passagem para acessá-la)
Capítulo da Criação - Genesis 1
Capítulo da Sabedoria – Jó 38
Capítulo da juventude e velhice – Eclesiastes 12
Capítulo do Messias – Isaias 53
Capítulo do conforto – João 14
Capítulo do Espírito Santo – Romanos 8
Capítulo da fé – Daniel 6
Capítulo da justiça – Salmo 1
Capítulo da Ressurreição – Lucas 24
Capítulo do Pão da Vida – João 6
Capítulo do Bom Pastor – Salmo 23
Capítulo da coragem - Josué 1
Capítulo da Natividade – Lucas 2
Capítulo da Consagração – Romanos 12
Capítulo do amor – I Coríntios 13
Capítulo da imortalidade – I Coríntios 15
Capítulo do lar - Efésios 6
Capítulo dos heróis – Hebreus 11
Capítulo da irmandade – I João 3
Capítulo da Nova Jerusalém – Apocalipse 21

FONTE: http://evangelicosdotcpr.blogspot.com

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Qual é o seu valor? Aprenda o valor que você tem


Um famoso palestrante começou um seminário segurando uma nota de 50 reais. Numa sala com 200 pessoas, perguntou: “Quem quer essa nota de 50 reais?”

Mãos começaram a se levantar. Ele disse: “Eu darei essa nota a um de vocês, mas primeiro deixe-me fazer isso!” Ele amassou completamente a nota. Então perguntou: “Quem ainda quer esta nota?” Mãos continuaram levantadas.

Meus amigos, vocês todos devem aprender uma valiosa lição. Não importa o que eu faço com a nota, vocês vão querê-la, porque não perde o valor, ela ainda vale 50 reais. Muitas vezes em nossas vidas, nós somos amassados, pisados, e ficamos imundos, por decisões que fizemos ou pelas circunstâncias que vem em nosso caminho.

Nós nos sentimos às vezes sem valor, sem importância, mas não importa o que acontece ou o que acontecerá, nunca vamos perder nosso valor aos olhos de Deus. Para Ele, sujo ou limpo, amassado ou finalmente ajeitado, ainda assim, seremos valiosos para Ele. Deus ama você, mesmo que você não o mereça, já que você também é um pecador perdido.

Entregue sua vida a Jesus Cristo confessando seus pecados diante Dele e pedindo perdão. Então você vai entender que você é alguém muito especial.

A Bíblia diz sobre você: “Porque Deus amou o mundo (você) de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3.16


De um folheto da Missão Alfa e Ômega

sábado, 8 de outubro de 2011

Auxílios da Bíblia para momentos difíceis da vida


O CAMINHO DA SALVAÇÃO 


João 14.6 - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.
Atos 16.31 - E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.
 Rm 10.9 - ...Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.

CONFORTO EM TEMPO DE SOLIDÃO 


Hebreus 13.5-6 - Sejam os vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que me possa fazer o homem.
Efésios 6.10-18 - ... fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo; porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus, orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos.

CONFORTO EM TEMPO DE TRISTEZA 


2 Coríntios 1.3-5 - Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados de Deus. Porque, como as aflições de Cristo, são abundantes em nós, assim também a nossa consolação por meio de Cristo.
Romanos 8.26-28 - E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto.

ALÍVIO EM TEMPO DE SOFRIMENTO 


2 Coríntios 12.9, 10 - E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade pois me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.
Hebreus 12.3-13 - Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos. Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado. E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor e não desmaies quando, por ele, fores repreendido; porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois, então, bastardos e não filhos. Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos? Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade. E, na verdade, toda correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas, depois, produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela. Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas e os joelhos desconjuntados, e fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja se não desvie inteiramente; antes, seja sarado.

ORIENTAÇÃO EM TEMPO DE DECISÃO 


Tiago 1.5-6 - E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça -a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe -á dada. Peça -a, porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte.
Provérbios 3.5, 6 - Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece -o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.

PROTEÇÃO EM TEMPO DE PERIGO 


Salmo 91 - Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas estarás seguro; a sua verdade é escudo e broquel. Não temerás espanto noturno, nem seta que voe de dia, nem peste que ande na escuridão, nem mortandade que assole ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita, mas tu não serás atingido. Somente com os teus olhos olharás e verás a recompensa dos ímpios. Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio! O Altíssimo é a tua habitação. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra. Pisarás o leão e a áspide; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. Pois que tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei num alto retiro, porque conheceu o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; livrá-lo-ei e o glorificarei. Dar-lhe-ei abundância de dias e lhe mostrarei a minha salvação.
Salmo 121 - Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel. O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita. O sol não te molestará de dia, nem a lua, de noite. O SENHOR te guardará de todo mal; ele guardará a tua alma. O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.

CORAGEM EM TEMPO DE MEDO 


Hebreus 13.5-6 - Sejam os vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que me possa fazer o homem.
Efésios 6.10-18 - ... fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo; porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus, orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos.

PAZ EM TEMPO DE TRIBULAÇÃO 


Isaías 26.3, 4 - Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. Confiai no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR Deus é uma rocha eterna.
Filipenses 4.6, 7 - Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.

DESCANSO EM TEMPO DE CANSAÇO 


Mateus 11.28-29 - Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma.

FORÇA EM TEMPO DE TENTAÇÃO 


Tiago 1.12-16 - Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Não erreis, meus amados irmãos.
1 Coríntios 10.6-13 - E estas coisas foram feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para folgar. E não nos prostituamos, como alguns deles fizeram; e caíram num dia vinte e três mil. E não tentemos a Cristo, como alguns deles também, e pereceram pelas serpentes. E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor. Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos. Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia. Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.

ADVERTÊNCIA EM TEMPO DE INDIFERENÇA 


Gálatas 5.19-21 - Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.
Hebreus 10.26-31 - Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma certa expectação horrível de juízo e ardor de fogo, que há de devorar os adversários. Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do testamento, com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça? Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.

PERDÃO EM TEMPO DE ARREPENDIMENTO 


Isaías 1.18 - Vinde, então, e argui-me, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.
1 João 1.7-9 - Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. E se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
 Fonte: Os Gideões Internacionais - http://www.gideoes.org.br/

Para outros auxílios, veja a lista abaixo. Você pode procurá-los em sua Bíblia, ou rapidamente numa Bíblia OnLine, clicando AQUI.

ONDE ENCONTRAR AUXÍLIO QUANDO

AMARGURADO OU CRÍTICO - I Coríntios cap. 13
ANGUSTIADO - Salmo 51; Mateus cap. 5 vers. 4; João cap. 14; II Coríntios cap. 1 vs. 3-4; I Tessalonicenses cap. 4, vs. 13 a 18
ANSIOSO - Salmo 46; Mateus cap. 6 vs. 19 a 34; Filipenses cap. 4 v.6; I Pedro cap.5 vs. 6-7
AUSENTANDO-SE DO LAR - Salmo 121; Mateus cap. 10 vs.16 a 20.
CANSADO - Salmo 90; Mateus cap. 11 vs. 28 a 30; I Coríntios cap. 15 v. 58; Gálatas cap.6 vs. 9-10
ARREPENDIDO E TRISTE - Salmo 4; Salmo 42; Lucas cap.11 vs. 1 a 13; João cap. 17; I João cap. 5 vs. 14-15
DEPRIMIDO - Salmo 34
AMEAÇADO - Salmo 91; Salmo 118 5:-6; Lucas cap. 8 vs. 22 a 25
DESENCORAJADO - Salmo 23; Salmo 55:22; Mateus cap. 5 vs. 11-12; II Coríntios cap. 4 vs. 8 a 18; Filipenses cap. 4 vs. 4 a 7
DESVIADO - Salmo 51; I João cap. 1 vs. 4 a 9
EM DIFICULDADES - Salmo 16; Salmo 31; João cap. 14 vs. 1 a 4; Hebreus cap. 7 v. 25
EM DÚVIDA - Mateus cap. 8 v. 26; Hebreus cap. 11
ENFERMO OU NA DOR - Salmo 38; Mateus cap. 26 v. 39; Romanos cap. 5 vs. 3 a 5; II Coríntios cap. 12 vs. 9 e 10; I Pedro cap. 4 vs. 12,13 e 19
ENFRENTANDO CRISE - Salmo 121; Mateus cap. 6 vs. 25 a 34; Hebreus cap. 4 v. 16
FALTA A FÉ - Salmo 42:5; Hebreus cap. 11
FALTAM OS AMIGOS - Salmo 41:9-13; Lucas cap. 17 vs. 3-4; Romanos cap.12 vs. 14-21; II Timóteo cap. 4 vs. 16 a 18
NECESSITANDO ORIENTAÇÃO - Salmo 32:8
NECESSITANDO PAZ - João cap. 14 vs. 1 a 4; João cap. 16 v. 33; Romanos cap. 5 vs. 1 a 5; Filipenses cap. 4 vs. 6-7
NECESSITANDO PROTEÇÃO DE DEUS - Salmo 27:1-6; Salmo 91; Filipenses cap. 4 v. 19
NECESSITANDO REGRAS PARA VIVER - Romanos cap. 12
PREOCUPADO - Mateus cap. 6 vs. 19 a 34; I Pedro cap. 5 vs. 6-7
PROTEGIDO - Salmo 18:1-3; Salmo 34:7
COM MEDO - Salmo 34:4; Mateus cap. 10 v. 28; II Timóteo cap. 1 v. 7; Hebreus cap. 13 vs. 5-6
SOLITÁRIO - Salmo 23; Hebreus cap.13 vs. 5-6
TENTADO - Salmo 1; Salmo 139:23,24; Mateus cap.26 v. 41; I Coríntios cap.10 vs. 12 a 14; Filipenses cap.4 v. 8; Tiago cap. 4 v. 7 ; II Pedro cap. 2 v. 9; II Pedro cap. 3 v. 17
TRISTE - Mateus cap. 5 v.4; II Coríntios cap. 1 vs. 3,4
VENCIDO - Salmo 6; Romanos cap. 8 vs. 31 a 39; I João cap. 1 vs. 4 a 9
VIAJANDO - Salmo 121
AGRADECIDO - Salmo 100; I Tessalonicenses cap. 5 v. 18; Hebreus cap. 13 v. 15


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...